quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Preconceito e imparcialidade

"Preconceito e imparcialidade estão nos olhos do observador."
(Lord Barnett)

Imagem via tumblr

Quando li está frase, tentei me guardar dentro de mim mesmo, é clara como água o que ela quer dizer, tudo depende daquilo que vimos, ouvimos e falamos.
Os olhos só observam e vêem o que querem, tudo depende do nosso julgamento que não deve ser pré julgamento.
Isso é muito difícil, pois estamos constantemente errando, mesmo querendo acertar. O preconceito não deveria existir, mas não sejamos hipócritas, pois muitas vezes está em frases do nosso cotidiano.
Como eu sei, tenho certeza que muitos também vigiam o que falam para não gerar um estresse e até por que hoje dependendo do que se fala pode vir em contra e até em uma delegacia de Polícia.
Não temos "tanta" liberdade de expressão como antes, tudo pode ser um preconceito da forma que foi observado.
Como ser imparcial com certos assuntos que dizem respeito a pessoas que estão a nossa volta?Não há como!
Vamos tomar partido sempre quando for de nossos familiares, principalmente de irmãos e de nossos amigos que não abrimos mão.
Entre um assunto pessoal e que nos é confidenciado, seremos o observador e vamos tomar partido certamente por mais que tentemos avaliar e pesar os prós e contras.
É algo para ser trabalhado diariamente nas nossas conversas e na blogosfera para ajudar a nos reciclar sempre e podar aqueles que não tem trava na língua e acham que tem o direito de falar o que quiserem e nada acontecer.



4 comentários:

  1. Poeta, vivemos um mundo de presente contradição. Tudo é ou não é, dependendo do interesse daquele que ler, ouve, dirige ou julga.
    Você foi muito feliz em sua crônica.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto (;
    Adorei o Blog viu? Estou seguindo sem medo nenhum! hehehe
    Adorei a frase ;D
    Se quiser visitar meu cantinho também, fique a vontade.
    Sucesso SEMPRE, beeijão ;*


    Ewerton Lenildo – Academia de Leitura
    Papeldeumlivro.blogspot.com
    @Papeldeumlivro

    ResponderExcluir
  3. Oi Bel,
    Disseste que fizeste um texto da semana passada.
    de-nos o link lá nos comentários querida.
    E estas convida a participar desta tbm.
    Te espero viu?
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Legal, estou compartilhando no meu Facebook, Ana Vívian- Expressal Emocional

    ResponderExcluir